IV Aniversário da UTIS

Foi com imenso prazer que estive ontem presente em mais um aniversário da UTIS a convite do meu amigo António Manuel Pelarigo.
Para comemorar o IV aniversário organizou-se um jantar, numa das salas do restaurante Aroma Tejo em Santarém e depois cantou-se o fado, com a voz de joão Ferreira Rosa, António Manuel Pelarigo, José Alemão, João Carneiro e eu.Na guitarra portuguesa esteve Fernando Silva e na viola Gilberto Silva.
No final da noite mais uns amigos se juntaram á festa e também cantaram o fado!!!
Obrigada a todos e felicidades para a UTIS!!












Por terras Suiças....

Já foi no passado dia 4 de Março que partimos para a Suiça...
Eu, o Guilherme Frazão, o Pedro Amendoeira e o Gilberto Silva.
Obrigada ao Jorge Esteves e ao Fernando Lima por tudo.
Obrigada também a todos os que estiveram presentes.
Pedindo desculpa pelo atraso, aqui ficam alguns momentos de Davos e de Zurique...
Até breve! beijinhos

Davos...













Zurique..













Noite de Fados nas festas de S. José



Frio, vento, lama e ameaça de chuva... Nem o tempo demoveu as pessoas que lá estiveram para nos ouvir!!!
Pedro Amendoeira na guitarra portuguesa, Gilberto Silva na viola e o Nani no baixo.
Começou o espectáculo com a voz de Zé Português, seguiu-se de João Carriço, depois eu e fechou com a voz de Emilio Serra...
É sempre bom cantar na nossa terra e receber o carinho dos nossos conterrâneos...
Obrigada a todos os que sairam de casa mesmo com o mau tempo e se juntaram a nós no Campo da Feira coberto de lama...felizmente só choveu novamente depois do espectáculo!!!
Obrigada pelo apoio, pelo carinho, pelas palmas e acima de tudo pela coragem!!!
Obrigada pela vossa alma ribatejana!!!
beijinhos


Aqui ficam alguns momentos...


Zé Português,


João Carriço,



eu,



e o Emilio Serra.

Fados no restaurante Calça Perra


Um espaço agradavél, simpático,com bom ambiente e onde se come muito bem!!!Foi no Calça Perra que se realizou uma noite de fado muito bonita.... eu, o Zé Português, o Pedro Amendoeira e o Gilberto Silva...
Uma casa que eu recomendo a todos os que passarem por Tomar!!!
Beijinhos

Festas de S.José - Santarém de 14 a 19 de Março




Festas do Município de 14 a 19 de Março

Festas de S. José comemoram reconquista cristã de Santarém por D. Afonso Henriques


Cartaz
De 14 a 19 de Março (Dia de S. José – patrono dos carpinteiros e dos artífices), Santarém veste as cores da campina para comemorar as Festas do Município. A autarquia apresenta um programa com várias iniciativas, recheado de tradições e inovações, que vão ter lugar, na sua grande maioria, no Campo Infante da Câmara. Da programação, destaque para a comemoração da reconquista cristã de Santarém por D. Afonso Henriques, no dia 14 de Março durante a manhã e para os concertos os Clã, no dia 15 de Março e Quim Barreiros, no dia 16 de Março.

Segundo o vice-presidente da autarquia scalabitana o objectivo da organização “é dar a estas festas uma tónica mais forte no sagrado” e que todos “os scalabitanos possam aprofundar os seus laços relativamente à sua cidade e comemorar aquele que é o dia do concelho”. Sendo o dia da cidade dia de S. José, a organização irá fortalecer todas as iniciativas ligadas com o sagrado, ligando-as ao profano, com as tradições do Ribatejo, os cavalos, os touros, a tourada, as picarias e tudo aquilo que é tradicional de Santarém e da região.

Ramiro Matos revelou que o município irá tentar manter sempre viva a tradição do Ribatejo e Santarém, inserindo novas componentes que fruto da evolução dos tempos vão surgindo. Relativamente ao orçamento para a edição de 2008 das Festas da Cidade, o vice-presidente referiu que “o orçamento ainda não está fechado”, mas que existe “claramente uma redução de custos face ao ano anterior”. O autarca realçou também o apoio de algumas empresas que irão patrocinar eventos integrados nestas festas, de forma a reduzir custos sem comprometer a qualidade da festa.

Da programação, o autarca destacou a comemoração da reconquista cristã de Santarém por D. Afonso Henriques, no dia 14 de Março durante a manhã. A inauguração das Festas decorrerá da parte da tarde, bem como a tomada de posse dos membros directivos da Associação dos Romeiros de S. José, um grupo informal que se juntou há um ano para promover algumas iniciativas, que agora se vai formalizar enquanto associação.
Para os mais novos haverá muita diversão, com pista de gelo, bungee jumping e insufláveis. Destaque para o dia 16 de Março, domingo, em que ocorrerá uma manhã de desporto pela saúde, que contará com a marcha “Santarém Activo, Desporto pela Saúde” e um passeio de BTT. No dia 16 de Março, terá lugar a chegada da 3ª volta ao distrito de Santarém RTP.

A edição de 2008 das Festas de S. José irá também recuperar o mercado tradicional, com os ranchos folclóricos e os desfiles pela cidade, com romeiros ou peões. Ramiro Matos adiantou também que irão ocorrer concertos praticamente todos os dias, tendo como cabeças-de-cartaz os Clã, no dia 15 de Março, e Quim Barreiros, no dia 16 de Março. A Orquestra Típica Scalabitana, actuará no dia 15 de Março, garantindo que será “um conjunto de grandes actividades para todos os gostos e para todas as idades.”

Programa

No dia 14, primeiro dia ds Festas, o Jardim das Portas do Sol vai ser palco da última Reconquista Cristã por D. Afonso Henriques, contando com a animação de jograis, malabaristas, bobos, esgrima, ginástica, jogos tradicionais, um torneio medieval e música medieval. Às 17h30 o Executivo Municipal sai dos Paços do Concelho em charretes, acompanhado pelos Romeiros de S. José e acordeonistas, em direcção à Av. Afonso Henriques, para a inauguração oficial das Festas, em que se prestará uma homenagem a Celestino Graça, com deposição de uma coroa de flores junto à Estátua. Nesse dia a Festa prossegue com baile com a Orquestra Santos Rosa às 22h, Largada de Toiros e, para os amantes da noite, discoteca no Picadeiro Municipal.

Dia 15 às 11h, a Igreja de Santa Clara é palco de uma Missa de S. José seguida de Procissão. Às 16h, tem lugar a inauguração oficial da temporada 2008 da Monumental Celestino Graça, que conta com uma Homenagem dos Scalabitanos ao Comendador Rui Nabeiro e uma Corrida à Portuguesa, com os cavaleiros Joaquim Bastinhas, João Salgueiro e Duarte Pinto e dois grupos de forcados em competição – Amadores de Santarém e Alcochete, capitaneados, respectivamente por Pedro Figueiredo – Graciosa e Vasco Pinto e com seis ganadarias a concurso: Herdade de Camarate, Herdeiros Paulino da Cunha e Silva, Ribeiro Telles, Rio Frio, Murteira Grave e Fernando Palha. A organização disponibiliza bilhetes a partir de 5 euros.

As comemorações prosseguem com a Orquestra Típica Scalabitana às 20h30, a eleição da Rainha das Vindimas do concelho de Santarém e pelas 22h00 os Clã sobem ao grande palco. Os aficionados podem deleitar-se com uma noite de fados a cargo dos fadistas Alberto Leiria, Guilhermina Frazão e as vozes promissoras de Gonçalo e João Filipe, acompanhados por Luís Petisca, Gilberto Silva e Ricardo Cruz. Às 00h00 tem lugar uma Largada de Toiros e música pela noite dentro na Discoteca instalada no Picadeiro.

O dia 16 tem início a partir das 10h00 com um Mercado Tradicional e às 10h30, com a Marcha” Santarém Activo – Desporto pela Saúde” com partida junto ao Instituto Português da Juventude - IPJ, A Marcha permite dar a conhecer a edificação arquitectónica da cidade de Santarém, com passagem por locais como a Igreja da Graça, Museu S. João de Alporão, Torre das Cabaças – Núcleo Museológico do Tempo, Capela do Santíssimo Milagre, Igreja de S. Cruz (Ribeira de Santarém) e Capela de N. Sr.ª do Monte. Em simultâneo, terá lugar um Passeio de BTT de 20 e 50 Km, que também terá início junto ao IPJ.

Pelas 11h00 tem lugar, na Manga da Feira, uma Picaria Tradicional Portuguesa. Das 10h00 às 13h00 para os mais novos, a organização oferece uma manhã de teatro e palhaços pelos grupos de teatro da Cidade. O Centro Histórico da Cidade recebe pelas 15h00, um desfile etnográfico e à mesma hora, chega à Av. Afonso Henriques a 3ª Volta de Ciclismo/RTP ao distrito de Santarém. A Festa prossegue com uma Picaria Tradicional Portuguesa, uma tarde Ribatejana com os ranchos folclóricos do Concelho, largada de toiros, sevilhanas e pelas 22h00, Quim Barreiros sobe ao grande palco.

Dia 17, o serão vai ser preenchido por fado, com as vozes de José Português, Emílio Serra, João Carriço e Célia Leiria, acompanhados por Pedro Amendoeira, Gilberto Silva e Nani. No dia 18, a partir das 20h00, a animação com acordeão está a cargo de Pedro Melão, Carlos Dantas e José Augusto. Às 21h30, a Igreja de Santa Clara veste-se a rigor para acolher a Paixão Segundo S. João de Johann Sebastian Bach, pelo Coro Ricercare e Orquestra Sinfonietta de Lisboa dirigida pelo maestro António Lourenço.

Às 22h00 o Palco Super Bock acolhe o Festival Cantar a Terra e às 23h30 os The Lucky Duckies, banda de Jazz e Rock'n'Roll, que presta um tributo à nostalgia, executando um grande rol de temas dos anos 30, 40, 50 e 60 que se ouviam na rádio, cinema e televisão em Portugal. Desde clássicos nacionais a latinos e anglo-saxónicos, deliciam-nos com versões muito peculiares, sem lhes roubar o carisma de outrora. Os cantores Marco António e Cláudia Faria fazem-se acompanhar de prestigiados músicos no contrabaixo, bateria, piano e guitarra de jazz. A noite prossegue com Largada de Toiros e música pela noite dentro na discoteca do Picadeiro.

No dia de S. José, dia 19, às 09h00 é dada a tradicional alvorada e toque de sinos a rebate. Às 09h30 o Campo Chã das Padeiras acolhe um Torneio de Futebol Sub 12, que conta com a participação das seis equipas do Concelho: União Desportiva de Santarém, Associação Académica de Santarém, Clube Desportivo Amiense, Atlético Clube de Pernes, CCDR Moçarriense e CCDC Abitureiras.

Às 10h00 tem lugar a tradicional Concentração na Quinta de S. José com Romaria a Cavalo e Equipagens, Carros de bois e atrelagens que saem da Associação das Caneiras em direcção às Ómnias - junto à Escola Primária, seguem em direcção à Rotunda do CNEMA (próximo do futuro Retail Park) e prosseguem pela Estrada Nacional 3 para a Cidade até à Igreja de Sta. Clara. Os Romeiros a Cavalo saem das Ómnias param na Taberna do Quinzena e seguem pela Rotunda do Shopping, Avenida Sá da Bandeira até à Igreja de Sta. Clara, onde tem lugar uma Missa da Cidade com Benção à Irmandade dos Romeiros de S. José.

Às 12h30 tem lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a já tradicional homenagem aos funcionários aposentados da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Santarém no ano de 2007. A Academia de Danças Scalabis sobe ao Palco Super Bock às 15h00 para um espectáculo de danças de salão. À mesma hora, na Biblioteca Municipal Braamcamp Freire, tem luar a apresentação da edição fac-similada do Foral de D. Manuel I , pela autora Maria Helena Cruz Coelho, comentada por Joaquim Veríssimo Serrão. À 16H00, há Largada de Toiros a que se segue um baile à moda antiga com acordeão com Pedro Melão.

A noite está a cargo do Flamenco Ballet - Companhia de Dança que apresenta A Lenda de Paloma Brava. Este espectáculo consiste numa fusão entre o ballet clássico, passando pelo folclore espanhol até ao flamenco cigano. As Festas de S. José fecham com chave de ouro, com um magnífico espectáculo de fogo de artifício no Campo Infante da Câmara às 00h00.

Todos os dias, ao longo do dia, poderá realizar baptismos a cavalo, passeios de charretes, para além de um espaço de diversão para crianças e jovens com a novidade de uma pista de gelo, insufláveis, paintball e bungee air. Tasquinhas com comida tradicional e um pavilhão com artesanato regional, são outras das atracções oferecidas.

Para mais informações contactar Secretariado – Picadeiro Municipal no Campo Infante da Câmara, das 10h00 às 00h00, telefone – 917 920 509, e-mail: festass.jose2008@gmail.com e Gabinete de Relações Públicas e Comunicação da Câmara Municipal de Santarém – Telefone 243 304 274, Fax 243 304 298.

GRANDE NOITE DE FADO NO SEVERIANOS




Foi no passado dia 23 de fevereiro que tive o prazer de estar no Severianos para mais uma grande noite de fado, que é já habitual anualmente sempre por esta altura do ano. Com as vozes de Francisco Sobral, eu, Carlos Leitão, Cátia Santos e Guilherme Frazão, acompanhados por Custódio Castelo na guitarra portuguesa, Carlos Garcia na viola e Carlos Menezes no contrabaixo.
Sala cheia (cerca de 200 pessoas), assim se passou uma noite muito simpática, divertida e fadista, muito fadista... esses momentos devemo-los não só aos artistas mas também ao público que soube escutar-nos e ser fadista também... Obrigada a todas as pessoas presentes!
Obrigada também aos meus colegas fadistas e músicos,pela noite que se proporcionou, onde se pôde rever alguns amigos, rir, conviver com pessoa bonitas e principalmente fazer o fado acontecer!!!
Beijinhos